Quando você escolhe um modelo específico de toldo o fator mais importante é a funcionalidade, e que se adapte às necessidades de sua localização e utilização. Em primeiro lugar, é importante saber que a longevidade de um toldo é medida pela durabilidade e qualidade dos seus componentes. Um sistema de qualidade dura cerca de 20 anos; e uma lona cerca de 10. É aconselhável não abrir mão dos benefícios de produtos de alta qualidade. Só eles garantem uma resistência adequada às agressões a que são submetidos ao longo do tempo: umidade, corrosão, radiação solar, etc.
Dimensões do toldo
Largura
Corresponde à largura total do toldo, em paralelo com a parede, de uma extremidade à outra dos suportes.
Qual é a largura mais adequada? Ao determinar a largura do toldo, evite limitar demais seu tamanho, porque ele pode acabar não desempenhando a sua função eficaz de proteção solar, das pessoas ou da casa.
Projeção
Projeção total que o toldo atinge quando aberto
Área de sombra
Área coberta quando o toldo está completamente aberto. Protege o ambiente sem contar como área construída.
Peso
O peso do toldo também é fator fundamental na sua escolha. Devemos escolher um modelo cujo peso não exceda a capacidade de resistência da parede onde ele será instalado
Resistência
É importante escolher um sistema de toldo adequado para as dimensões que ele deve ter para alcançar uma maior eficiência.
A localização é um fator determinante na escolha do modelo e da lona do toldo. A grande variedade de sistemas disponíveis possibilita que exista um toldo perfeito para cada necessidade:
• Janela
• Varanda
• Terraço
• Jardim
• Interior ou exterior
Orientação Solar
Devemos levar em consideração a posição solar do ambiente em que iremos instalar o toldo. Aliar o modelo correto à inclinação e lona mais adequadas ajudará a obter a proteção e a sombra necessárias.
Local de Fixação
O local da fixação é determinado dependendo da área onde você deseja instalar o toldo, características da parede, acessibilidade para a área, etc. Há três tipos de fixação: parede, teto e entre vãos.
Tipos de Fixação
Além disso, dependendo das características da área onde se irá instalar o toldo, o instalador irá determinar que tipo de fixação é a mais adequada e eficaz: mecânica ou química.
• Fixação mecânica: este é o sistema tradicional de fixação com parafusos e outros elementos característicos da fixação clássica.
• Fixação química: Este tipo de configuração é ideal para a montagem de toldos, pérgulas, esquadrias de alumínio, etc; tanto em paredes maciças como em paredes ocas: tijolos, blocos de concreto, argila térmica, etc. Este tipo de fixação é realizado com resinas que proporcionam um elevado nível de segurança de ancoragem.
Acesso
É importante considerar a facilidade de acesso que o instalador terá à área que escolhemos para instalar o toldo. Deve ser uma área livre de obstáculos.